Atraindo visitantes indesejados

2013-01-22 06.51.36Dizem que os animais são anjos que vieram ensinar ao homem como ser mais humano. Sem querer discutir a afirmação, o mundo seria muito triste sem os animais dito irracionais e, provavelmente, a raça humana não existiria sem eles. Com tudo isso, por mais amor e solidariedade que tenhamos para com nossos amigos, certos limites devem ser respeitados e regras de convivência estabelecidas.

Animais de rua sentem fome, frio e dor. É triste, mas é real! Isso não justifica colocar vasilhames com alimentos nas calçadas durante a noite, à disposição de cães e gatos famintos que por ali passem.  Nada garante que o alimento será rapidamente consumido, podendo ficar ali durante horas, atraindo principalmente ratos.

A Administração do Condomínio procura eliminar roedores das suas dependências, mas sempre é derrotado quando alguém coloca comida nas áreas comuns ou na calçada da rua Aroases.  Além de ratazanas e camundongos, gatos e cachorros são atraídos de muito longe e aqui se instalam. Ao contrário dos gatos que já convivem conosco, todos castrados e vacinados, os animais de rua não receberam esses cuidados, podendo transmitir doenças, além de se mostrarem agressivos ao contato com estranhos.

2013-01-22 06.51.21

Mais uma vez pedimos àqueles que amam os animais, que continuem com esse sentimento tão nobre, mas que a calçada da rua Aroases não seja utilizada para alimentá-los. Além de enfeiar e desvalorizar nosso patrimônio, os riscos envolvidos são muito grandes.

Costumava alimentar cachorros abandonados que, diariamente, frequentavam minha casa na hora do almoço. Chegavam sempre na hora certa, comiam e bebiam. Depois, satisfeitos e agradecidos, cada qual seguia o seu caminho, deixando o ambiente limpo, retornando no dia seguinte. Quando sobrava alimento este era recolhido e jogado no lixo.

Vamos criar esse hábito?  Ambiente limpo não atrai ratos e baratas.

Observações: 

  • Estas fotos foram feitas há dois dias (22 de janeiro)  logo ao amanhecer, por um morador da rua Aroases.
  • Gatos não gostam de arroz. Assim como os cachorros,  precisam estar muito famintos para ingerir esse alimento sem o acompanhamento de alguma carne. Já os ratos… adoram!