De lixeira fechada não saem baratas e camundongos

Ontem fui surpreendido por uma enorme barata cascuda que escalava a parede da sala. Foi a minha cachorrinha quem deu o alarme e chamou a atenção. Lá estava ela, enorme, meio perdida, sem saber para onde ia.

barata

Fiquei pensando de onde ela poderia ter vindo. Baratas costumam voar, mas chegariam até o quinto andar? E as telas de mosquitos, não seriam suficientes para impedir a sua entrada?

É mais provável que ela tenha vindo da lixeira, subindo pelo duto. Apesar de todas as medidas de prevenção adotadas pela Administração do Condomínio, mantendo o ambiente da lixeira rigorosamente limpo e tratado contra insetos e roedores, sempre aparece um ou outro desgarrado.

Lembrei, então, que frequentemente encontro a porta da lixeira do meu andar, e de outros andares por onde passo, parcialmente fechada. Há lixo depositado no chão, quando deveria ter sido jogado no duto.

Mantendo o ambiente limpo, jogando sacos com lixo orgânico pelo duto, fechando corretamente as portas,  impediremos esse tipo de visitas. Baratas e ratos não se fazem anunciar pelo interfone. Quando menos se espera já estão em nossa sala.

A Administração faz a sua parte. Oriente a todos para fazer o mesmo. Pode haver alguém distraído. Basta um descuido…

2001b

Lixeira
Mesmo local, uma hora mais tarde

2001d

2001a

2001c