O que pode ser reciclado

O Condomínio Joia da Barra separa seu lixo, enviando uma parte para a reciclagem, conforme vimos em matéria sobre o assunto. Os valores arrecadados são utilizados no final do ano, transformados em cestas básicas distribuídas aos seus funcionários.

Para evitar dúvidas, relacionamos os materiais que podem e os que não podem ser reciclados:

Vidros

Pode: garrafas, frascos de molhos, potes de produtos alimentícios, frascos de remédios,, perfumes e produtos de limpeza, cacos de qualquer das embalagens acima.

Não pode: espelhos, vidros de janela e box de banheiro, vidros de automóvel, cristal, lâmpadas, formas e travessas de vidro temperado, ampolas de remédio.

Plásticos

Pode: potes de todos os tipos, embalagens de detergente, xampu, água sanitária,, material de limpeza,  tampas de todos os tipos, sacos de alimentos.

Não pode: celofane, espuma, embalagens a vácuo, fraldas descartáveis.

Metal

Pode: latas de bebidas e alimentos, tampas de garrafas de bebidas, conservas, arames, grampos, fios, pregos, marmitex, tubos de creme dental, alumínio, cobre e outros metais.

Não pode: pilhas normais e alcalinas (há locais específicos para depositar esse tipo de material, que não deve ser depositado no lixo comum), filtros de ar, latas enferrujadas.

Papel

Pode: jornais, revistas, caixas de papelão, papéis em geral.

Não pode: papel higiênico, guardanapos com comida, copos siliconizados, papel laminado, papéis plastificados, embalagem de biscoito, papel carbono.

Muita atenção:

O lixo, depois de separado, deve ser colocado na área restrita onde fica a lixeira de cada andar, embalado por tipo de material. Jornais sujos e lixo orgânico devem ser colocados imediatamente no tubo coletor. A imagem mostra claramente o que NÃO deve ser feito. Podemos ver embalagens com jornais que, possivelmente, foram usados por animais e estão sujos de fezes e urina. Os ratos gostam de ambientes assim e sobem pelos dutos coletores com facilidade. Então, além de não deixar lixo espalhado, a porta da lixeira deve ser mantida sempre fechada.

Isto não é reciclagem: