Trilhas do setor A da Floresta da Tijuca

Nosso condomínio está localizado na Baixada de Jacarepaguá, às margens da lagoa de mesmo nome. A Barra da Tijuca é um bairro privilegiado. Além de uma praia belíssima, ainda tem as lagoas da Tijuca, Camorim e Jacarepaguá. Infelizmente todas elas estão assoreadas, com águas extremamente poluídas por esgotos.

Estamos estre dois grandes maciços de montanhas cariocas: Maciço da Pedra Branca, a oeste, e o Maciço da Tijuca, a leste. Este é mais conhecido, pois está no nosso caminho quando nos dirigimos ao centro e zona sul. Ele é dividido em setores. A Pedra da Gávea e Pedra Bonita, de onde partem os parapentes, está no setor C. Já publicamos um vídeo mostrando a trilha da Pedra da Gávea, com sua famosa carrasqueira.

O setor A possui trilhas fantásticas, bem mais acessíveis do que aquela que vai ao topo da Pedra da Gávea. O ponto de partida fica no Alto da Boa Vista, no Bom Retiro, um pouco depois da Cascatinha. De lá podemos chegar ao Pico da Tijuca e Bico do Papagaio.

Matéria publicada no Dicas do Timoneiro fornece instruções mais precisas aos que desejam se aventurar pelas montanhas, mostrando o que levar, o que fazer e, principalmente, o que não deve ser feito. Subir o morro em dia de chuva ou sair da trilha são pecados mortais que podem trazer consequências desagradáveis.

Saindo do Bom Retiro são 2.345 metros até o Bico do Papagaio, onde se descortina uma belíssima vista da zona oeste, Barra da Tijuca e Jacarepaguá.

Pico da Tijuca:

Bico do Papagaio:

Maciço da Pedra Branca
Maciço da Pedra Branca – foto de 2003
Maciço da Tijuca
Maciço da Tijuca – foto de 2003